Uni-ANHANGUERA

MEDICINA VETERINÁRIA informa: Liga Acadêmica de Redação Científica “LAIKA” promove a palestra – CONTROLE POPULACIONAL DE PETS: Parâmetros Sócio Educacionais

A palestra foi ministrada pela Médica Veterinária TRÍCIA OSÓRIO DA SILVA, graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Possui mestrado em Medicina Veterinária (2003) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução canina.

O controle populacional de cães e gatos em ambientes urbanos possui importância social e sanitária. O controle ético da população de cães e gatos, resultando na guarda responsável desses animais, é de interesse tanto da gestão pública para amenizar os problemas causados por animais abandonados em vias públicas, como para a população que com esses animais em suas residências, como membros da família, normalmente não têm acesso a informações sobre como cuidar de seu animal para evitar a reprodução e a transmissão de zoonoses.

 

A palestra abordou termas sobre doenças em animais de companhia promovidas por fungos e vírus com exemplificações da verdadeira importância da castração animal pois estima-se que 40 a 50% dos pet’s estão na rua, como errantes, com baixa imunidade e má alimentação sujeitando-se a diversas doenças. Outra razão para a castração é o cuidado à saúde e higiene, não só para os animais, mas também aos humanos, tornando-a essencial para a diminuição da população de animais de rua.