No período histórico atual, contemporaneidade, o estudo de qualquer disciplina, com regra geral, não pode ser estanque, ou seja, repousar-se somente sobre o objeto que se busca entendimento. O Direito como um ramo das Ciências Sociais, que visa a compreensão sobre aspectos da vida social de indivíduos e grupos humanos, não foge a essa máxima, sendo melhor explorado e compreendido quando abordado de forma interdisciplinar.

A presente obra, com seus artigos sobre diversos ramos do Direito, em seu conjunto, oferece aos leitores uma visão ampla dos temas abordados, trazendo explanações sobre conceitos, princípios, normas constitucionais e infraconstitucionais. Abrange ainda a doutrina tradicional assim com lança novos olhares quanto a interpretação da legislação posta, posições doutrinárias e jurisprudenciais.

Assim, ao trazer o estudo interdisciplinar, ligado a seu tempo e aos fenômenos sociais, mostra-se de sua importância para a compreensão não só do conteúdo abordado frente ao Direito, mas de seu período histórico e das relações sociais que permeiam o mundo jurídico.

São estas as singelas palavras que propomos como convite aos alunos do Centro Universitário de Goiás- UNIGOIÁS para que apreciem esta obra, Ensaios Jurídicos Interdisciplinares, assim como prestamos nossas homenagens aos autores dos artigos e aos organizadores desse projeto.