Acadêmicos de Engenharia Civil da UNIGOIÁS fazem Visita Técnica à Estação de Tratamento de Água do Sistema do Rio Meio-Ponte. Antes desta Visita os Alunos participam de uma palestra com o Supervisor do sistema, o Tecnólogo Fábio Divino dos Santos. Nesta foi mostrado os componentes do SAA, desde o ponto de captação no Rio Meia Ponte, a estação elevatória de água bruta, a ETA, o tanque de passagem, a estação elevatória de água tratada, os reservatórios, estações elevatórias e adutoras de distribuição de água espalhadas por toda grande Goiânia.

A visita às instalações da ETA durou em média uma hora e meia, pois foi apresentado cada componente do sistema e discutido alguns aspectos práticos de cada etapa do tratamento de água. Interessante, pois foram apontadas as falhas decorrentes da utilização dos equipamentos e instrumentos, bem como as medidas tomadas para corrigir ou amenizar os problemas que ocorrem constantemente, pois é um sistema muito dinâmico e robusto. Ainda foi demonstrado na prática o processo de lavagem de um filtro descendente. Por último, visitamos a estação elevatória de água tratada, tendo a grande oportunidade de visualizar os conjuntos motor bomba e o tanque hidropneumático para prevenção do transiente hidráulico.

A visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Sistema Meia Ponte agregou muito às aulas de Sistema de Abastecimento de Água, bem como ao conhecimento teórico e prático dos discentes. O feedback dos alunos foi muito positivo, pois mesmo sendo uma visita demorada, a maioria demonstrou bastante interesse, fizeram muitas perguntas e disseram ter reconhecido a importância do tema para a Engenharia.