A história e importância do Centro Universitário de Goiás – UNIGOIÁS foi destaque na comunicação realizada para o 5º Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Os professores Raquel Mendonça, Lorena Barcelos e Renato Dering apresentaram a comunicação “A história da educação em memória: a consolidação da educação superior em Goiás”. O trabalho, de cunho memorial ensaístico, refletiu sobre a construção e consolidação da educação superior no Estado de Goiás, com um recorte nos últimos 50 anos. Nesse espaço-tempo, entre as principais Instituições de Ensino Superior, surgiu o UNIGOIÁS, oriundo da Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas (FACH). O trabalho, além de uma revisão histórica e bibliográfica sobre a criação das universidades no Centro-Oeste, ainda buscou, por um viés memorialístico, traçar a importância do Centro Universitário. Por assim ser, os professores delinearam os estudos por meio de uma entrevista com um de seus fundadores e atual reitor, o Professor Doutor Joveny Sebastião Candido de Oliveira. O trabalho não apenas reforça a tradição da UNIGOIÁS, como aponta o pioneirismo do Centro Universitário de Goiás na Educação Superior em Goiás e no Centro-Oeste. O trabalho apresentado tem previsão de publicação para o segundo semestre de 2019.