Os alunos do curso de Engenharia elétrica e Engenharia Civil estiveram na usina no final do semestre letivo.

No final do primeiro semestre de 2019/1 foi realizado visita técnica na usina Hidroelétrica de Itumbiara pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e os professores André Silveira Neves e Helena Bernardes Cortez, a visita foi acompanhada pelo Engenheiro Sergio Luís Gato e Engenheiro Rui Rodrigues de Furnas Centrais Elétricas SA.

Foi apresentado aos alunos a estrutura da Hidroelétrica e sistema de monitoramento das linhas de transmissão que partem da Usina, depois foram direcionados a suas respectivas áreas de interesse, os alunos do curso de engenharia elétrica conheceram o sistema de geração de energia elétrica, foi mostrado o rotor do gerador, sistema de ar pressurizado dos geradores e sistema de proteção dos geradores. Aos alunos do curso de Engenharia Civil foi mostrado a área de monitoramento nas galerias subterrâneas, onde funciona todo o sistema de segurança de barragens, cotas de controle e piezômetro instalados. Ao fim da visita os alunos foram direcionados a parte superior da barragem onde tiveram uma visão geral do barramento de terra e estrutura da barragem.