Uni-ANHANGUERA

O nome Anhanguera é derivado do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, descobridor e colonizador de Goiás. Foi assim chamado pelos índios em suas incursões pelo interior do estado.

A cruz que se encontra dentro do escudo do brasão faz alusão àquela plantada pelo bandeirante à beira do Rio Paranaíba, hoje município de Catalão, em data incerta, porém presumivelmente nos primeiros anos do século XVI. Atualmente, ela se encontra na Cidade de Goiás (antiga capital do Estado – Vila Boa), plantada na margem esquerda do Rio Vermelho, e constitui, para muitos, o símbolo mais representativo do Estado.

A bateia em fogo relembra o episódio do encontro de Anhanguera com os índios Goiá (tribo que morava na região) quando ele teria ateado fogo em uma bateia cheia de bebida alcoólica, que os índios acreditavam ser água, ameaçando atear fogo nos rios caso os nativos não o indicassem a localização das minas de ouro. O próprio escudo e o brasão podem simbolizar proteção, honra, glória e também bravura. Enquanto as cores ocre e amarelo representam o fogo e o ouro.

Os termos listados no brasão possuem significados:

Traditio significa Tradição:
Expressão maior dos mais de 40 anos de tradição e de ensino com qualidade do Centro Universitário.

Ettica significa Ética:
Representa o objetivo de proporcionar aos membros da família UNIGOIÁS valores que tinjam um nível de satisfação e de bem-estar para todos.

Cognitio significa Conhecimento:
Motivo da criação e existência do Centro Universitário, que é mediar o conhecimento.

Officium significa trabalho ou responsabilidade:
Expressa a responsabilidade assumida por parte de todos que trabalham e estudam na UNIGOIÁS, proporcionando um ensino e um atendimento de alta qualidade, comprometidos com os valores como Tradição, Ética, Conhecimento e Responsabilidade.

Download da Marca


Hino institucional

Hino em Áudio:

 

Download do Hino em áudio