O licenciamento ambiental é um importante instrumento de gestão da Política Nacional de Meio Ambiente. Nos dias atuais, há uma busca da sustentabilidade das cidades. Neste aspecto, existe a necessidade de conciliação entre o desenvolvimento econômico e o uso dos recursos naturais, de modo a assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas em suas variabilidades físicas, bióticas, socioculturais e econômicas. Além da conciliação entre o desenvolvimento econômico e o uso dos recursos naturais, as políticas públicas devem contemplar instrumentos de planejamento ambiental, tais como: a avaliação ambiental estratégica; avaliação ambiental integrada; bem como por outros instrumentos de gestão – zoneamento ecológico econômico, planos de manejo de unidades de conservação, planos de bacia, entre outros. Assim, o licenciamento é um poderoso mecanismo para incentivar o diálogo setorial, rompendo com a tendência de ações corretivas e individualizadas ao adotar uma postura preventiva, mais pró-ativa, com os diferentes usuários dos recursos naturais. Neste contexto, essa visita objetivou inserir nosso discente de Medicina Veterinária, no mercado de trabalho, possibilitando uma visão prática do funcionamento sustentável de uma indústria de produtos voltados para o mercado Veterinário.

Neste evento, os estudantes do 3º período do Curso de Medicina Veterinária conheceram as instalações da indústria sede nacional, localizada no DAIA  em Anápolis, GO. Os estudantes participaram ainda de palestras altamente instrutivas, nos diferentes departamentos da indústria, desde a área comercial até o controle de qualidade dos produtos destinados á exportação para vários países da América, Europa e Oriente Médio.